Razões pouco conhecidas para o ganho de peso.

peso

Existem razões conhecidas para ganhar peso, como ingerir mais calorias que o habitual ou reduzir a atividade física praticada em sua vida. Entretanto, algumas pessoas podem ganhar peso mesmo quando estão mantendo seus hábitos de dieta e atividade física. Vamos analisar com mais detalhes os motivos para isso acontecer:

 

Pouco sono

Se você não está dormindo bem , poderá sucumbir aos lanches da madrugada, o que obviamente aumentará o seu peso; porém a privação de sono resulta em mudanças biológicas que causam mais fome e menos satisfação com a quantidade ingerida.

 

Estresse

A taxa do hormônio do estresse, o cortisol, aumenta quando você se encontra em situações emocionais difíceis e conflitantes e colabora para um aumento do apetite.Isso ocorre principalmente se você tem o hábito de encontrar conforto na comida para aliviar o estresse, o que pode acarretar um aumento de peso.

 

Antidepressivos

Um efeito colateral dos medicamentos antidepressivos é ganho de peso. Você nunca deve parar de tomar por conta própria, mas pode conversar com o seu médico sobre um plano de tratamento para conter o ganho de peso se isso for um fator de preocupação. Algumas pessoas podem perceber ganho de peso depois do tratamento. Isso ocorre porque eles podem começar a se sentir melhor e ter um aumento do apetite. Depressão, sozinha, já é uma causa de alterações no peso.

 

Esteroides

Esteroides promovem ganho de peso devido a retenção de fluídos e aumento do apetite. A quantidade de peso que se adquire depende da dose da droga e do tempo de uso do medicamento. Esteroides também podem causar uma mudança temporária no seu corpo, distribuição de gordura e aumentar a gordura na face, na nuca e no abdômen.

 

Medicamentos que podem aumentar o peso

Outros medicamentos prescritos podem causar o aumento de peso. Exemplos estão nos antipsicóticos usados para tratar esquizofrenia e transtorno bipolar, bem como medicamentos que são usados para prevenir AVC , dores de cabeça e hipertensão. Você pode falar com o seu médico para escolher medicamentos que tenham menos efeitos colaterais nesse aspecto.

 

Não culpe a pílula

Muitas mulheres acreditam que a combinação de contraceptivos orais causa aumento de peso, mas não há evidências científicas que comprovem esse fato . Algumas mulheres podem ter retenção líquida ao tomar a pílula, mas é algo temporário.

 

Hipotireoidismo

Sintomas de uma tiroide pouco ativa incluem cansaço, sentir frio e aumento de peso. Produzir menos hormônios da tiroide desacelera o seu metabolismo e aumenta a chance de você ganhar peso. Hipotireoidismo pode ser tratado facilmente com medicamentos.

 

Não culpe a menopausa

A maioria das mulheres ganha peso na menopausa, e isso pode ser decorrente de alguns fatos. Envelhecer desacelera o metabolismo,e nesse caso, o ganho de peso acontece mesmo quando você mantém os hábitos de dieta. Mudanças no seu estilo de vida, como se exercitar menos, também pode colaborar. Menopausa pode afetar a localização na qual o seu corpo deposita gordura, aumentando o acúmulo de gordura ao redor da cintura.

 

Síndrome de Cushing

Síndrome de Cushing é uma condição caracterizada por elevados níveis de hormônios como o cortisol. Pode ocorrer se o seu corpo produz muito cortisol ou se você toma esteroides em forma de medicação contra asma, lupus ou artrites. Cortisol em excesso pode causar ganho de peso e aumentar a gordura na face, pescoço abdômen e na parte superior das costas.

 

Síndrome de ovários policísticos

É uma condição hormonal que afeta mulheres em idade reprodutiva. Mulheres que possuem Síndrome de ovários policísticos tipicamente possuem pequenos cistos no ovário que causa desbalanceamento hormonal e que pode levar a excesso de pelo no corpo, acne e resistência a insulina – que por sua vez, causa aumento de peso. O aumento de peso tende a ocorrer na área abdominal, aumentando o risco de doença cardíaca.

 

Parar de fumar

Pessoas que param de fumar podem ganhar um pouco de peso. A maioria das pessoas ao parar de fumar ganha 10 quilos ou menos.Os motivos são variados, mas a aboliçaõ da nicotina,pode ter alguns efeitos tais como : sentir mais fome, desaceleramento do metabolismo, preferência de ingerir comidas mais temperadas e consumir mais gordura, açúcar ou álcool.

 

Se você ganhar peso…

Regra 1:

Se você realmente ganhar peso, nunca pare de tomar os medicamentos sem falar com o seu médico. A medicação pode ser essencial para sua saúde e o seu bem estar.

 

Regra 2:

Se você ganhou peso por conta de um medicamento, não se compare a outras pessoas que tomam o mesmo medicamente. Efeitos colaterais são diferentes de acordo com o metabolismo da pessoa. Converse com o seu médico se você sente que está ganhando peso por causa da medicação.

 

Regra 3:

Não entre em pânico se você ganhou peso devido a retenção líquida advinda de um efeito colateral de algum medicamento. Com o tempo, esse efeito irá diminuir ou quando o médico aconselhar que você pare o medicamento. Nesse tempo, você pode evitar a retenção líquida seguindo uma dieta com baixo teor de sódio.

 

Regra 4:

Seu médico poderá te aconselhar a mudar para um medicamento diferente com menos efeitos colaterais, se você está um pouco incomodado em ganhar peso.

 

Regra 5:

Se o seu ganho de peso é resultado de desaceleração do metabolismo, dê ao seu corpo uma ajuda. Comece a se mexer mais e a praticar atividades físicas. Se você tem alguma doença crônica, discuta com o médico seus planos.

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Relato humano, comovente e realista.Obrigado pela mensagem a qual nos remete a universo tocante de lembranças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *