Campanha antitabagismo reduz 53 milhões de fumantes em todo o mundo

Os programas de controle do tabagismo ajudaram 53 milhões de pessoas a parar de fumar em 88 países entre 2008 e 2014, segundo um novo estudo.

Os pesquisadores disseram que isso se traduz em mais de 22 milhões de vidas salvas nesses países devido à queda nas taxas de tabagismo.

“Nossas descobertas mostram o potencial enorme e contínuo para salvar milhões de vidas através da implementação de políticas de controle do tabaco que foram comprovadas”, disse David Levy, professor de oncologia do Georgetown Lombardi Comprehensive Cancer Center em Washington, DC.

“Essas novas descobertas podem ajudar esses países (mais da metade do total de 196 ainda não realizaram medidas de controle do tabagismo para salvar vidas) a entender melhor o poderoso impacto na saúde pública que essas medidas oferecem”, disse em um comunicado.

O novo estudo analisou o efeito da Convenção sobre Controle do Fumo da Organização Mundial de Saúde, que começou a ser praticado em 2005. Até 2015, 186 países ratificaram o acordo. Os Estados Unidos não fizeram parte desse acordo.

Cerca de 88 desses países colocaram em vigor pelo menos uma das medidas apresentadas na Convenção, segundo os pesquisadores.

O tem efeito para ajudar as pessoas a pararem de fumar? Segundo os autores do estudo estimaram:

  • O aumento dos impostos sobre cigarros contribuiu para salvar 7 milhões de vidas.
  • Leis que “aboliram” o fumo ajudaram a salvar 5,4 milhões de vidas.
  • As advertências de saúde contribuíram para salvar 4,1 milhões de vidas.
  • As proibições de marketing ajudaram a salvar 3,8 milhões de vidas.
  • Os esforços de parar de fumar contribuíram para 1,5 milhão de vidas salvas.

Os pesquisadores disseram que os números foram incrementados pela recente implementação de medidas em Bangladesh (advertências de saúde, impostos mais elevados), Federação Russa (leis antitabagismo, restrições de publicidade) e Vietnã (advertências de saúde).

 

Fonte: HeathDay – Medicine.net

http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=200282

 

Você pode gostar...