A importância da atividade física na terceira idade

 

Em documento encaminhado ao Ministério do Esporte, a Revista do Departamento de Ergometria, Exercício, Cardiologia Nuclear e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/DERC) tem como objetivo a divulgação e o estímulo da prática regular de atividade física e esporte pela população brasileira. Destacam-se a importância da atividade física regular como método de prevenção de doenças crônicas, particularmente as de origem cardiovascular.

A recomendação é para que os indivíduos da terceira idade passem menos tempo na frente da televisão e do computador, destinando assim muitos minutos do seu dia a dia para o exercício físico.

Exercícios aeróbicos como caminhadas, hidroginástica e andar de bicicleta regularmente por pelo menos 30 minutos e de preferência cinco dias por semana auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, como cita o documento: “Andar rapidamente meia hora cinco dias na semana reduz o risco de infarto de miocárdio em até 14%. Se for uma hora, 20% de redução”.

Benefícios associados com a prática regular de exercícios de força (musculação) são: fortalecimento dos ossos, redução do risco de quedas e da diminuição de massa muscular, comum na terceira idade.

Caso seja de conhecimento a existência de problemas no coração, é necessário consultar um médico antes de começar a praticar, já que o profissional poderá auxiliar nas recomendações de quais práticas são mais indicadas e a periodicidade da mesma de acordo com o quadro clínico individual do idoso.

A prática de exercícios deverá ser associada a outros hábitos saudáveis:

1) Alimentação

Aumentar a ingestão de peixes, legumes, frutas e verduras, evitando o consumo de substâncias gordurosas e o excesso de sal e doces.

2) Sono

Ter um sono reparador durante a noite e de forma regular.

3) Respeitar limites

Começar a exercitar-se devagar, não ficar ofegante e procurar o médico se sentir dor ou desconforto durante os exercícios como: dor no peito, tonturas, palpitações, cansaço e dificuldades para respirar.

4) Hidratar-se

É recomendável pequenos goles de água antes, durante e depois do exercício, especialmente em dias quentes e secos.

5) Melhore sua qualidade de vida

Cessar o tabagismo, procurar usar mais as escadas que o elevador e preferir andar a usar transporte em distâncias curtas.

Fonte: Revista SBC/DERC.2012;18(2):46 ISBN: 2177-3564

Uma resposta a A importância da atividade física na terceira idade

  1. Como é bom poder ter tuas “dicas”, Elias!
    Beijo e meu carinho.

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