A ética médica nazista*

etica-medica-nazista-8_11092017114459

Prezados amigos,

A Medicina teve uma grande evolução nos últimos séculos, em parte devido a grande contribuição de alguns países mais desenvolvidos.

Dentre eles, destaca-se a Alemanha, onde médicos, pesquisadores, professores e cientistas introduziram uma série de conceitos e descobertas provenientes de estudos que são utilizados no dia a dia na prática da medicina moderna.

Após a revelação das atrocidades cometidas na segunda guerra mundial e em especial no trágico episódio do holocausto, foram descobertos o envolvimento de muitos desses famosos médicos e pesquisadores na máquina nazista, de triste memória, utilizando seres humanos como objetos de experiência.

A constatação desses fatos, que foram progressivamente sendo revelados, mostra como o comportamento do ser humano é muitas vezes imprevisível e degradante.

O Dr. Morton Scheinberg teve a iniciativa de rever aspectos desse assunto e publicar um artigo na Revista Morashá, denominado “Ética Médica Nazista”.

É importante que todos tenham conhecimento do que ocorreu para evitar que fatos como esse se repitam.

Recomendo a leitura desse artigo:
http://www.morasha.com.br/holocausto/etica-medica-nazista.html

Elias Knobel

* Artigo publicado na Revista Morashá

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Aristoteles. disse:

    Meu prezado Dr Knobel. Se me fosse permitido, sugeriria a mudança do seu belo artigo para : “As atrocidades médicas do nazismo”. Ética presume valores morais que orientam a maneira de agir do ser humano. Nazismo é a antítese de qualquer valor moral e humano, portanto inimaginável associar tais práticas à “Ética”. Do seu admirador e leitor contumaz. Aristóteles Comte de Alencar Filho.

  2. Saúde do Coração disse:

    Prezado amigo Aristoteles,
    Você tem toda razão, mas me limitei a reproduzir o título de um artigo já escrito e portanto, não pude mudá-lo.
    Mas esse artigo seguramente não aborda tudo o que aconteceu nesse período trágico da humanidade.
    Um abraço
    EK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *