Shaná Tová – Feliz 5783

Na época em que nos despedimos do inverno de 2022, tem início as comemorações do ano novo judaico – 5783. É uma tradição a troca de mensagens com os amigos, desejando um feliz ano com muita saúde e felicidades a todos os povos do mundo.

Essa celebração do Rosh Hashaná tem sido compartilhada por muitas outras coletividades e uma semana depois ocorre o dia mais sagrado do judaísmo, o Yom Kipur, “Dia do Perdão”. Nesse intervalo refletimos sobre nossos atos e aguardamos o julgamento divino para continuar a ser inscritos no livro da vida.

O ano que passou ficara indelevelmente marcado na história da humanidade: a epidemia que ceifou milhões de vidas, guerras sempre irracionais, intolerância, racismo, discriminações em diversos níveis, a falta de respeito ao meio ambiente, etc. As guerras passaram a ocorrer em locais nos quais a civilização e cultura de países tradicionais não foram suficientes para impedi-las. Seres humanos das mais diversas origens, etnias e procedências tem sido barbaramente assassinados. Muitos povos têm sido dizimados e muitas famílias têm perdido seus lares, sendo levados a reconstruir suas vidas em outras terras.

A exacerbação da intolerância e o desrespeito a diversidade, tem sido um fato constatado em muitos recantos desse mundo. As diferenças, em vez de serem mais compreendidas e toleradas, passaram a ser mais exacerbadas

O antissemitismo tem crescido a olhos vistos. A memória dos fatos tristes e desumanos ocorridos num passado recente parece que foi totalmente esquecida. Muitos países viraram as costas ao holocausto que ocorreu nessa Europa “culta e civilizada”. A islamofobia, a homofobia, a discriminação baseada na cor da pele, dentre outros, tornam o ser humano mais irracional, vulnerável, inseguro e involuído.

As disputas politicas têm afastado amigos tradicionais e causado cisão em muitas famílias.

E muitos perguntam onde iremos parar?

O Rosh Hashaná, é um momento em que as famílias se reúnem para o jantar comemorativo em que todos se regozijam e almejam dias melhores. É uma excelente oportunidade para eliminar as diferenças e realizar um brinde em prol de um novo ano com uma maior justiça, tolerância, equidade social e muita saúde.

Temos essa obrigação de lutar para que sejam preservados os verdadeiros princípios e valores que foram transmitidos pelos nossos ancestrais.

Desejamos a todos um feliz ano 5783!

Shaná Tová,

Elias Knobel e família