“Bate coração…” Palpitações e suas causas mais comuns

Quem nunca sentiu o coração “bater de forma diferente?” Essas sensações são muito comuns e para atenuar a ansiedade de alguns pacientes que referem esses “batimentos atrapalhados” do coração, eu costumo dizer: “só não tem palpitações quem não tem coração…”

Qual é a sensação causada por palpitações cardíacas?

As palpitações cardíacas produzem uma sensação onde parece que o coração está agitado, batendo, ou pulando.

Muitas pessoas ficam assustadas quando sentem palpitações cardíacas. A boa notícia é que a maioria das causas de palpitações cardíacas não são sérias e não precisam de tratamento. Se você sabe o que causa palpitações cardíacas, isso pode aliviar sua mente quando você as sente.

Entretanto, algumas causas de palpitações cardíacas podem ser sérias. Nesses casos quando existe alguma dúvida você deve consultar um médico.

Estresse e Ansiedade

Os sintomas de palpitações cardíacas são frequentemente provocados pelo estresse e ansiedade.

Essas emoções causam uma liberação de hormônios de estresse que fazem seu coração bater mais rápido. Seu corpo entra então num estado de atenção quer haja um perigo real ou imaginário.

O medo intenso pode causar um ataque de pânico que está associado a sintomas como coração acelerado, dificuldade para respirar, dor no peito, suor e calafrios. Os sintomas de ataque de pânico podem se assemelhar aos de um ataque cardíaco. Se você não tiver certeza se está sofrendo um ataque de pânico ou um ataque cardíaco, procure atendimento médico imediatamente.

Exercício Físico

O hábito de praticar exercício físico é saudável e necessário; no entanto, algumas pessoas têm palpitações cardíacas quando se exercitam.

O coração bate naturalmente mais rápido quando se faz exercício. Se você se sente agitado ou batendo, pode ser porque você está fora de forma e não faz exercício há algum tempo. Algumas pessoas sentem sintomas de arritmia ou batimentos cardíacos irregulares quando fazem exercício físico.

Cafeína

Quando se trata de palpitações cardíacas, a ansiedade é uma causa comum e pode ser desencadeada pelo consumo de cafeína.

Se você notar que seu coração bate mais rápido depois de tomar um café com leite matinal, faça um teste e deixe de ingerir o café durante algum tempo e observe a evolução.. A cafeína age como um estimulante que aumenta a frequência cardíaca. Ela é encontrada no café, mas também no chá, chocolate, refrigerantes, bebidas energéticas e outras bebidas.

Produtos que contêm Nicotina

Cigarros e produtos derivados do tabaco contêm nicotina, uma substância viciante que pode acelerar o ritmo cardíaco e a pressão arterial.

Pare de fumar para proteger seu coração. Pode levar algum tempo após parar de fumar para que seu ritmo cardíaco diminua. Auxílios para ajudá-lo a parar de fumar, incluindo adesivos de nicotina e produtos de reposição de nicotina, podem fazer seu coração acelerar. A retirada da nicotina também pode estar associada a palpitações.

Estes sintomas devem desaparecer dentro de 3 a 4 semanas depois que você parar de fumar.

Mudanças hormonais

As mudanças hormonais associadas à menstruação, gravidez, perimenopausa e menopausa podem causar palpitações cardíacas.

Muitas mulheres querem saber como interromper as palpitações cardíacas durante a gravidez e os tempos associados às mudanças hormonais. As flutuações da frequência cardíaca devido às mudanças hormonais são geralmente temporárias e não são motivos de preocupação.

Febre

Quando você tem febre, seu corpo metaboliza a energia a um ritmo mais rápido em comparação com quando você está bem. Isto pode levar a palpitações.

Uma febre de pelo menos 38oC ou maior é geralmente necessária para aumentar seu ritmo cardíaco.

Medicamentos

Certos medicamentos podem estar associados a palpitações cardíacas. Entre os medicamentos de venda livre e medicamentos sob prescrição médica que podem produzir palpitações cardíacas incluem-se: remédios para o frio, para a tosse, antibióticos, antipsicóticos, substituição do hormônio, tireoidiano, medicação para hipertensão arterial, comprimidos dietéticos, inaladores para tratamento de asma e antifúngicos

Baixo nível de açúcar no sangue

Você tem palpitações cardíacas aleatórias? Se você as tem quando está com fome, pode ser porque seu açúcar no sangue caiu.

Quando o açúcar no sangue está baixo, o corpo libera hormônios de estresse que fazem você se sentir fraco, trêmulo e irritado. A liberação de adrenalina também pode acelerar seu coração e causar palpitações cardíacas.

Glândula tireoide hiperativa

Você tem palpitações cardíacas o dia todo? Você pode ter uma tireoide hiperativa.

O hormônio tiroidiano é usado por todas as células do seu corpo para alimentar o metabolismo e realizar outras atividades. O excesso de hormônio tiroidiano, ou hipertireoidismo, pode fazer seu coração acelerar.

Uma deficiência no hormônio tiroidiano, ou hipotiroidismo, é tratada com o hormônio de reposição da tireoide. Mas se você tomar uma dose maior deste medicamento, pode sentir seu coração acelerar.

Alterações do ritmo cardíaco

As palpitações cardíacas são perigosas? Isso depende da causa subjacente.

Alguns tipos de palpitações cardíacas são causadas por uma arritmia; algumas não são inocentes porém, outras podem ser potencialmente perigosas.

  • A fibrilação atrial é uma arritmia que surge nas câmaras superiores do coração. Ela faz com que os átrios tremulem em vez se contraírem regularmente. A fibrilação atrial pode aumentar o risco de formação de coágulos de sangue.
  • A taquicardia supraventricular causa um batimento cardíaco rápido. Ela também começa nas câmaras superiores do coração.
  • A taquicardia ventricular causa um batimento cardíaco rápido que surge de vias elétricas anormais nos ventrículos, as câmaras inferiores do coração que podem ser mais perigosas

Álcool

O consumo de álcool pode fazer seu coração bater mais rápido. Isso pode acontecer quando você bebe mais, como durante os feriados ou fins de semana.

Entretanto, algumas pessoas são tão sensíveis que sentem palpitações cardíacas, mesmo quando bebem uma pequena quantidade de álcool. Atualmente se preconiza que qualquer quantidade ingerida de álcool pode causar algum prejuízo para o coração

Contrações Ventriculares Prematuras – extrassístoles

Os batimentos cardíacos extras que ocorrem nas câmaras inferiores do coração são conhecidos como contrações ventriculares prematuras ou extrassístoles.

Esses batimentos cardíacos extras ocorrem quando os ventrículos se contraem precocemente. Isto altera seu ritmo cardíaco e você pode sentir batimentos como se seu coração saltasse. As extrassístoles ocasionais não são motivos de preocupação se você tiver um coração saudável.

Cocaína e outras drogas ilícitas

Drogas ilícitas como cocaína, anfetaminas e ecstasy podem levar a arritmias cardíacas perigosos. A cocaína aumenta o ritmo cardíaco, a pressão sanguínea e pode provocar danos cardíacos. As anfetaminas ativam o sistema nervoso e aumentam o batimento cardíaco. A norepinefrina é liberada quando se toma ecstasy, o que acelerar o ritmo cardíaco.

Quando consultar um Médico?

Pessoas saudáveis que experimentam apenas palpitações cardíacas ocasionais que duram pouco tempo geralmente não tem necessidade de consultar um médico.

Entretanto, se tiver palpitações cardíacas frequentes você deve consultar o médico de confiança. Especialmente se você tiver sintomas, tais como: falta de ar, tonturas ou vertigens, pressão no peito ou dor no peito, tontura ou desmaio.

Fonte: Medicine Net

Heart Palpitations: 14 Possible Causes and Should You Worry? (medicinenet.com)