Um pouco de álcool pode fazer bem ao coração?

Desde os primeiros estudos com vinhos da região de Bordeaux, onde se constatou o seu benefício na prevenção de algumas doenças cardiovasculares, muitos procuraram associar a ingestão de qualquer bebida alcoólica a esse benefício. Embora, esse efeito tenha sido parcialmente comprovado é muito difícil fazer uma recomendação para os pacientes: muitos, ao contrário de outras recomendações procuram seguir essa literalmente e na maioria das vezes até exagerando. Para aqueles que tem consciência do que é recomendação e conseguem ser equilibrados uma discreta dose de bebida alcoólica parece prover efeitos benéficos.

O artigo abaixo que será apresentado nos próximos dias no congresso do American College of Cardiology, abordará esse assunto.

E a proposito vamos fazer um brinde especial a todas as mãezinhas desse mundo, as presentes e as que já se ausentaram.

Feliz dia das mães.

Elias Knobel

O Álcool e o Coração

O consumo moderado de álcool – definido como não mais do que uma dose de bebida alcoólica para as mulheres e duas para os homens por dia – pode estar associado a um menor risco de morrer de doenças cardiovasculares quando comparado com indivíduos que se abstêm de beber ou participam em consumo excessivo, de acordo com um novo estudo.

Dos 53.064 participantes, 7.905 (15%) sofreram um evento cardiovascular adverso importante: 17% no grupo de baixo consumo de álcool e 13% no grupo de consumo moderado de álcool. Verificou-se que as pessoas que relataram um consumo moderado de álcool tinham uma probabilidade 20% menor de ter um evento importante em comparação com um baixo consumo de álcool (em análise ajustada), e também tinham uma menor actividade cerebral relacionada com o stress.

Kenechukwu Mezue, MD, o autor principal do estudo, adverte que estas descobertas não devem encorajar o consumo de álcool, mas que podem abrir portas a novas terapêuticas ou à prescrição de atividades para aliviar o stress, como exercício ou yoga, para ajudar a minimizar os sinais de stress no cérebro.

Fonte: ACC.ORG

Link: https://www.acc.org/latest-in-cardiology/articles/2021/05/05/14/48/new-acc-21-research-explores-flu-vaccines-sleep-htn-secondhand-smoke-alcohol-and-stress-acc-2021