As Diretrizes de Atividade Física da OMS abordam comportamentos sedentários

Mais tempo sedentário está associado a resultados adversos à saúde, crianças e adultos devem limitar seu tempo sedentário, de acordo com as novas diretrizes sobre atividade física da Organização Mundial de Saúde. Esta é a primeira vez que o grupo aborda especificamente o problema.

O grupo disse que não há evidências suficientes para determinar um limite para a quantidade de tempo sedentário, incluindo o tempo de tela, mas substituir o tempo sedentário por atividade física de qualquer intensidade está associado a benefícios para a saúde.

Para adultos, o grupo recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física moderada, 75 a 150 minutos de atividade vigorosa ou uma combinação equivalente por semana, embora mais atividades sejam incentivadas. As diretrizes anteriores recomendavam apenas um período mínimo de tempo. Os adultos devem fazer atividades de fortalecimento muscular envolvendo todos os principais grupos musculares, pelo menos 2 dias por semana. Todos os adultos com 65 anos ou mais devem fazer atividades físicas multicomponentes que enfoquem o equilíbrio funcional e o treinamento de força (musculação) pelo menos três vezes por semana. Anteriormente, essa recomendação só se aplicava a pessoas com mobilidade reduzida.

Agora também existem recomendações específicas para mulheres grávidas e puérperas.

Além disso, as novas diretrizes não dizem mais que as sessões de atividade devem durar pelo menos 10 minutos.

Fonte:

Editado por Susan Sadoughi, MD, e André Sofair, MD, MPH

Journal Watch

https://www.jwatch.org/fw117275/2020/11/29/who-physical-activity-guidelines-address-sedentary?query=etoc_jwcard&jwd=000012435246&jspc=CD