Feliz Chanuká – uma “Chanukiá da Natureza”

Chanuká é um feriado judaico que está sendo celebrado atualmente, também chamado de Festa das Luzes, onde os judeus de todo o mundo comemoram a libertação do Templo de Jerusalém do domínio dos Gregos no século II a.C. sob a liderança dos Macabeus.

Nesse Templo ocorreu o milagre do azeite que deveria durar um dia só, mas alimentou e queimou no candelabro do Templo por oito dias.

Esse candelabro, a Chanukiá, tem um simbolismo muito especial para o judaísmo: milagre, esperança, libertação contra a opressão…

Um primeiro milagre, a vitória dos macabeus contra a tentativa de helenizar os judeus à força e o outro milagre foi, como citado, a suficiência do azeite que manteve o candelabro aceso durante oito dias.

Nas comemorações desta festa tão tradicional as velas acessas geram o fogo a partir dessa Chanukiá que foi construída com elementos essenciais da natureza, as árvores.

Por que “Chanukiá da Natureza”?

Há alguns anos, tenho feito esculturas de madeira, mais precisamente de troncos e galhos de árvores, que já haviam secado e que seriam utilizados em fornos e lareiras ou simplesmente descartados.

Parte dessas esculturas estão expostas no meu consultório médico e geram muita curiosidade e questionamentos em meus pacientes.

Faço isso nos fins de semana em minha chácara, usando principalmente restos de cedrinho, guapuruvu e laranjeira.

Talvez tenha sido influenciado pelo meu paciente e amigo de tantos anos Frans Krajceberg, de saudosa memória.

Essa é uma Chanukiá diferente das outras, pois foi construída a partir de galhos secos de árvores, que haviam morrido. E que renasceram nesse símbolo de luta pela liberdade, resiliência e esperança.

Um acontecimento que, paradoxalmente, se contrapõe a angústia e sofrimento que sentimos nos dias atuais onde o fogo, que é milagroso na Chanukiá, causa a destruição de árvores e florestas – que fazem parte de uma natureza que é divina –, promovida pela irracionalidade do ser humano.

Feliz Chanuká a todos!

Elias Knobel

https://www.instagram.com/chanukart