É saudável usar a fritadeira “airfryer”?

Utilizadas como uma forma saudável e sem maior perigo em saborear seus alimentos fritos favoritos, as fritadeiras elétricas sem óleo tiveram um aumento recente de popularidade.

A propaganda a respeito desse eletrodoméstico baseia-se no fato de que eles ajudam a diminuir o teor de gordura de alimentos populares como batatas fritas, asas de frango, empanados em geral e iscas de peixe.

Mas quão saudável é cozinhar com uma fritadeira do tipo airfryer?

  • Alimentos fritos com fritadeiras airfryer são considerados como uma alternativa saudável aos alimentos fritos, devido ao seu baixo teor de gordura e calorias.
  • Mudar para uma fritadeira airfryer pode ajudar na perda de peso
  • Fritadeiras airfryer podem diminuir a formação de compostos nocivos ao organismo, como a acrilamida.
  • Alimentos fritos com esse sistema pode ser mais saudável do que fritar em panela com óleo
  • Alimentos fritos em vapor de ar quente comprimido (airfryer) não são necessariamente mais saudáveis

Em comparação com as fritadeiras tradicionais, usar uma de ar comprimido pode reduzir a quantidade de gordura, calorias e compostos potencialmente prejudiciais em sua comida. No entanto, alimentos fritos ao vapor são semelhantes aos alimentos fritos convencionais, quando cozidos com óleo e ingerí-los regularmente pode estar associados a condições adversas de saúde.

Embora as fritadeiras de ar comprimido possam ser uma alternativa melhor às fritadeiras convencionais, limitar ao máximo a ingestão de alimentos fritos é a melhor opção no que diz respeito à sua saúde.

Fonte:

https://www.healthline.com/nutrition/air-fryer#TOC_TITLE_HDR_8