Cônjuge de paciente na UTI tem maior risco de eventos cardiovasculares

Pesquisas indicaram que ter um cônjuge na UTI está vinculado a um maior risco de eventos cardiovasculares:

MedPage Today (5 de Outubro) relata que pesquisadores constataram que “ter um cônjuge na UTI estava relacionado a um risco modestamente elevado de um evento cardiovascular”. Os resultados foram publicados na revista Circulation.

Os investigadores “analisaram dados de um grande banco de dados japonês para comparar mais de 7.800 cônjuges de pacientes internados na” UTI “por mais de dois dias com um grupo aleatório de mais de 31.000 pessoas”. Os dados indicaram que “em comparação com outros, aqueles com cônjuge na UTI aumentaram as chances de um evento cardíaco, como dor no peito, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ritmo cardíaco irregular, insuficiência cardíaca ou coágulo sanguineo/trombo nos pulmões (embolia pulmonar) dentro de um mês da internação.” Além disso, “os cônjuges tinham um risco maior de serem hospitalizados por doenças cardíacas e eventos cardíacos graves.”

Ver mais em:
MedPage Today
https://www.medpagetoday.com/criticalcare/generalcriticalcare/88967

HealthDay
https://consumer.healthday.com/caregiving-information-6/intensive-care-979/heartsick-when-loved-one-is-in-icu-spouse-s-health-risks-rise-761755.html