Brócolis e couve de bruxelas: para a saúde da circulação sanguínea

Uma nova pesquisa mostrou que alguns dos nossos vegetais menos favoritos podem ser os mais benéficos quando se trata de prevenir doenças avançadas dos vasos sanguíneos.

Publicada no British Journal of Nutrition, a pesquisa revelou que o maior consumo de vegetais crucíferos, como brócolis, couve de bruxelas e repolho, está associado a doenças menos extensas dos vasos sanguíneos em mulheres idosas.

Usando dados de uma coorte de 684 mulheres idosas , da Austrália Ocidental, recrutadas em 1998, pesquisadores da Escola de Ciências Médicas e da Saúde da ECU e da Universidade da Austrália Ocidental descobriram que aquelas com uma dieta composta por mais vegetais crucíferos tinham uma chance menor de ter um grande acúmulo de cálcio na aorta, um marcador chave para doenças estruturais dos vasos sanguíneos.

A doença dos vasos sanguíneos é uma condição que afeta as artérias e veias e pode reduzir o fluxo de sangue que circula pelo corpo. Essa redução no fluxo sanguíneo pode ser devido ao acúmulo de depósitos gordurosos de cálcio nas paredes internas dos vasos sanguíneos, como a aorta. Esse acúmulo de depósitos gordurosos de cálcio é a principal causa de ataque cardíaco ou derrame.

A pesquisadora principal, Dra. Lauren Blekkenhorst, disse que havia algo intrigante sobre os vegetais crucíferos que este estudo esclareceu.

“Em nossos estudos anteriores, identificamos que aqueles com uma maior ingestão desses vegetais tinham um risco reduzido de ter um evento clínico de doença cardiovascular, como um ataque cardíaco ou derrame, mas não tínhamos certeza do porquê”, disse ela.

“Nossas descobertas deste novo estudo fornecem uma visão sobre os mecanismos potenciais envolvidos.”

“Descobrimos agora que mulheres mais velhas que consomem grandes quantidades de vegetais crucíferos todos os dias têm menor probabilidade de ter calcificação extensa na aorta”, disse ela.

“Um constituinte particular encontrado abundantemente em vegetais crucíferos é a vitamina K, que pode estar envolvida na inibição do processo de calcificação que ocorre em nossos vasos sanguíneos.”

Consuma uma porção extra de verduras todos os dias

A Dra. Blekkenhorst disse que as mulheres neste estudo que consumiram mais de 45g de vegetais crucíferos todos os dias (por exemplo, ¼ xícara de brócolis cozido no vapor ou ½ xícara de repolho cru) tiveram 46 por cento menos probabilidade de ter um grande acúmulo de cálcio na aorta em comparação para aqueles que consomem pouco ou nenhum vegetal crucífero todos os dias.

“Isso não quer dizer que os únicos vegetais que devemos comer são brócolis, repolho e couve de Bruxelas. Devemos comer uma grande variedade de vegetais todos os dias para uma boa saúde e bem-estar geral.”

A Dra. Blekkenhorst disse que é importante observar que a equipe do estudo estava muito grata a essas mulheres da Austrália Ocidental, sem as quais essas descobertas importantes não estariam disponíveis para outras pessoas. Embora de natureza observacional, este desenho de estudo é central para o progresso da saúde humana.

Pesquisa bem-vinda pela Heart Foundation

A Gerente de Alimentos e Nutrição da Heart Foundation, Beth Meertens, disse que as descobertas são promissoras e que a Heart Foundation gostaria de ver mais pesquisas nesta área.

“Este estudo fornece informações valiosas sobre como esse grupo de vegetais pode contribuir para a saúde de nossas artérias e, em última análise, nosso coração”, disse a Sra. Meertens.

“As doenças cardíacas são a principal causa de morte na Austrália e uma dieta pobre é responsável pela maior proporção do fardo das doenças cardíacas, respondendo por 65,5% do fardo total das doenças cardíacas.

“A Heart Foundation recomenda que os australianos tentem incluir pelo menos cinco porções de vegetais em suas dietas diárias, junto com frutas, frutos do mar, carnes magras, laticínios e óleos saudáveis encontrados em nozes e sementes. Infelizmente, mais de 90% dos adultos australianos não consomem a quantidade indicada de vegetais.”

Fonte: MedicalXpress Breaking News-and-Events – August 20, 2020