Novo coronavírus se espalha, mas a OMS não declara emergência internacional

A Organização Mundial da Saúde se recusou na quinta-feira a declarar o surto de novo coronavírus uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional, dizendo que era muito cedo para fazê-lo.

Autoridades disseram que foi uma emergência na China, onde a doença se instalou, mas ainda não constitui uma emergência internacional. Note-se que, o comitê foi dividido em sua decisão de não declarar uma emergência internacional.

Outras notícias sobre coronavírus destacam:

O CDC recomenda que os viajantes dos EUA evitem todas as viagens não essenciais a Wuhan, China, onde se pensa que o surto começou (enquanto a OMS não está recomendando restrições de viagem). As pessoas que viajam para outras partes da China devem evitar o contato com pessoas doentes e também devem praticar uma boa higiene das mãos. O Departamento de Estado dos EUA alerta que as viagens pela China podem ser interrompidas.

Os sistemas de transporte foram fechados em Wuhan e na vizinha Huanggang.

A agência Reuters informou na quinta-feira que mais de 630 pessoas foram infectadas e 18 morreram.

PS: Informações que obtivemos relatam que dentre os que morreram na China 15 eram médicos.

Até o momento não temos relatos confirmados no Brasil.

No dia 24 de Janeiro foram constados os 2 primeiros casos nos EUA e os 2 primeiros casos na Europa ( França).Tambem foram relatados os primeiros casos na Austrália e Malásia. .A disseminação desse novo coronavírus já é uma realidade

Fonte: CDC travel advisory