Hipertensão arterial: melhor horário para medicação

A hora de dormir pode ser o melhor momento para se tomar remédios que controlam a pressão arterial.

Christensen relatou que pesquisas indicaram “que pessoas que tomam remédios anti-hipertensivos antes de dormir têm uma pressão arterial melhor controlada e, consequentemente, têm um menor risco de morte ou doença decorrentes de problemas cardíacos, quando comparados às pessoas que tomavam seus remédios pela manhã”. Os investigadores descobriram que “comparados aos que tomavam seus remédios pela manhã, as pessoas que tomavam seus remédios à noite tinham quase metade do risco de morrer de problemas cardíacos e quase metade do risco de sofrer um ataque cardíaco, derrame, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio ou precisar de um procedimento para desobstruir suas artérias coronárias” (angioplastia).

Qualquer pessoa com uma medida de pressão acima de 130/80 mmHg é considerada como tendo pressão alta, de acordo com as diretrizes da American Heart Association e do American College of Cardiology. Esse estudo foi publicado no European Heart Journal.

Nota do autor:

Esse estudo é realmente muito interessante, pois tradicionalmente a medicação anti-hipertensiva é administrada pela manhã em grande parte dos casos. Quem usa esse tipo de medicação não deve mudar espontaneamente seu horário habitual, principalmente se a pressão estiver controlada. Isso só deverá ser feito por orientação do seu médico.