Boas Festas: Feliz Natal, Feliz Chanuká e Feliz Ano-2020

Prezados amigos

Iniciamos uma época de festas e comemorações: chegou o Natal, o Chanuká, culminando com o tão esperado Réveillon, o Ano-Novo. As pessoas estão mais ocupadas, o trânsito fica mais congestionado, enfim todos estão se apressando e aguardando ansiosamente por momentos de alegrias e o tão almejado período de descanso

Coincidentemente com as festas natalinas, uma das datas mais sagradas para os cristãos, os judeus comemoram o Chanuká, também denominada Festa das Luzes. Luz no sentido amplo de esperança, onde diariamente se acende uma vela numa chanukiá, um tipo de candelabro. Nessa festa de libertação, que tem um profundo significado, cada vela acesa representa um recomeço.

Do ponto de vista filosófico, celebrar o Chanuká, para os judeus, significa “celebrar a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal. Ele também celebra a vitória da pureza sobre a degeneração e da espiritualidade sobre o materialismo”. Entretanto, Chanuká, também celebra a luta da comunidade judaica pelo direito de praticar a sua religião livremente.

É uma tradição em vários lugares do mundo, comemorar essas datas. Em muitas cidades nas ruas intercalam-se candelabros e árvores de natal. Tréguas são decretadas, mensagens são trocadas, reuniões são realizadas, e muitas comemorações, tudo isso ocorrendo como se o mundo estivesse numa fase maravilhosa, sem problemas, conflitos ou dissidências.

Mas o próximo ano inevitavelmente desponta trazendo desafios e infelizmente animosidades entre muitos povos e sem perspectivas de uma solução plausível, pelo menos em curto prazo.

A Medicina tem apresentando uma evolução extraordinária: a tecnologia da informação, prontuários eletrônicos, desenvolvimento de novas técnicas terapêuticas, a utilização de recursos originados da Inteligência Artificial, etc. Todas essas aquisições têm resultado numa melhora na qualidade de vida de muitas pessoas. Porém isso se aplica a aqueles que podem usufruir desses recursos mais modernos, embora a realidade é que poucos no mundo desfrutam de uma assistência a saúde que se possa considerar no mínimo decente.

A discrepância social é acentuada, os recursos para a área da saúde e educação são escassos, mal utilizados e os serviços de urgência, pronto-socorro, não só no Brasil, mas em muitos países, afrontam os conceitos básicos da dignidade humana.

A tendência observada nos últimos anos é a execução de serviços médicos de uma forma protocolada, com um distanciamento enorme entre o médico e o paciente. A prática humanizada da assistência médica, tão propalada e difundida pelo discurso de muitas Instituições, está muito distante do que se observa na prática diária.

Os pacientes são vítimas dessa situação, mas não menos que eles, os profissionais da saúde também sofrem consequências dessa tormenta emocional no trabalho: a síndrome do Burnout (“esgotamento profissional”) decorrente de sua atividade profissional, sendo um fato incontestável em nível mundial.

Apesar de tudo, cada início de ano é um recomeço. E para nós brasileiros a esperança é a última que morre.

Embora possamos ter dias com dificuldades, com muita fé e esperança eles serão sucedidos por períodos de bonança. O otimismo prevalece nessa época do Natal, Chanuká e Ano-Novo

Desejamos que o próximo ano seja repleto de realizações respaldadas em verdadeiros princípios e valores morais. Que se valorize mais o conteúdo e a arte do que a embalagem e a moldura das pessoas.

Que as pessoas merecedoras recebam as devidas homenagens e reconhecimento, ainda em vida, enquanto tiverem o coração vivo e palpitando e puderem enxergar as placas, que geralmente são póstumas

Que os profissionais da saúde continuem sempre lutando pela defesa dos inalienáveis princípios e valores hipocráticos, sempre focados nos pacientes.

Finalizando cito como faço frequentemente, palavras sábias de um pensador:

Que a cada dia que vivemos possamos aprender com nossos erros ou nossas vitórias. E também saber que todos os dias, vivemos algo novo. Que o ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.”

Boas festas e Feliz 2020

Elias Knobel e família