Vegetarianos podem ter menor risco de mortalidade

Vegetarianos podem ter menor risco de mortalidade

Comer uma dieta vegetariana está associado a um risco reduzido de mortalidade, de acordo com um estudo do JAMA Internal Medicine.

Os pesquisadores estudaram 73.000 adventistas do sétimo dia, que foram questionados sobre detalhes de sua dieta na linha de base. Cerca de 52% foram classificados como vegetarianos, incluindo alguns que comiam carne ou peixe ocasionalmente. Durante um acompanhamento médio de 6 anos, os vegetarianos tiveram um risco de mortalidade geral 12% menor do que os não vegetarianos, após ajustes estatísticos . Os benefícios de uma dieta vegetariana foram mais pronunciados nos homens do que nas mulheres. Dos subgrupos de vegetarianos, aqueles que também comeram peixe tiveram o menor risco de mortalidade.

Um comentarista vegetariano oferece este conselho aos médicos: “Nossos debates sobre a superioridade de uma dieta em relação a outra não serviram bem ao público. É hora de reconhecer as características comuns das dietas associadas a bons resultados clínicos e concentrar nossa atenção ajudando os pacientes a evitar as intensas pressões comerciais para comer de outra forma”.

Fonte: JAMA Internal Medicine, August 26, 2019