Se seu cônjuge é feliz, você é saudável

Se seu cônjuge é feliz, você é saudável

Muitos estudos já demonstraram que um casamento estável e feliz é bom para a saúde de ambos os parceiros, aumentando a longevidade. Mas você sabia que também há um vínculo entre a felicidade de um dos cônjuges e a saúde do outro? Com base na idéia de que uma pessoa feliz costuma ser saudável, pesquisadores da Michigan State University e da Universidade de Chicago investigaram se uma perspectiva feliz poderia afetar positivamente os relacionamentos. Depois de estudar quase 2.000 casais, eles descobriram que as pessoas com um cônjuge feliz têm mais probabilidade de apresentar uma saúde melhor ao longo do tempo – acima e além de sua própria felicidade.

Pode ser que um cônjuge feliz ofereça ao parceiro mais afeto e amor do que uma atitude infeliz que geralmente se concentra mais em suas próprias necessidades. Um parceiro feliz, especialmente aquele que segue um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares e escolhas alimentares inteligentes, tem mais chances de motivar o cônjuge a seguir o exemplo e se tornar mais saudável no processo. Além disso, é provável que um cônjuge feliz faça menos exigências a um parceiro, reduzindo a probabilidade de comportamentos não saudáveis ​​como beber, fumar, etc….

Como você pode criar um ambiente mais feliz em seu relacionamento? É mais fácil do que você imagina. Mostrar afeto promove sentimentos de bem-estar. Podem ser demonstrações físicas, como beijos e abraços e de mãos dadas enquanto você senta ou caminha, além de verbais, como um elogio simples, mas sincero. E quem não responde positivamente ao ouvir essas três pequenas palavras: “eu te amo”?

Fonte: MedicalNews. Len Carter, HealthDay