Efeitos perigosos de medicamentos

Efeitos perigosos de medicamentos

Efeitos colaterais mais perigosos de medicamentos muitas vezes só são descobertas quando comercializados, diz especialista.

Segundo relata Fauber no Milwaukee Journal Sentinel em muitos casos, os efeitos colaterais mais perigosos dos remédios foram constatados somente depois que a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) considerou os remédios seguros e eficazes e permitiu que eles chegassem ao mercado”.

Pelo menos 25 vezes desde 2000, a FDA ou fabricantes de medicamentos “emitiram alertas, atualizações de segurança ou encontraram sinais potenciais de risco grave com os medicamentos”, concluiu uma análise do Milwaukee Journal Sentinel. Dos 21 remédios biológicos que receberam a aprovação do FDA, 13 – 62% – receberam o aviso mais rigoroso da agência, conhecido como “caixa preta”, e a maioria desses avisos “foram adicionados quando novos problemas foram identificados depois que os medicamentos estavam no mercado”.

Nota do blog: Há muitos anos temos o hábito de iniciar a prescrição de um novo medicamento, entre 6 meses a um ano depois que ele é lançado no mercado. Já vivenciamos situações em que muitos medicamentos lançados, em pouco tempo foram retirados do mercado devido a efeitos colaterais constatados e não previstos.