O seu esquecimento é motivo de preocupação?

O seu esquecimento é motivo de preocupação?

Lapsos de memória acontecem com quase todo mundo e podem acontecer em qualquer idade. Especialistas dizem que pode ser normal esquecer as coisas ao longo do tempo, especialmente as informações que você não usa regularmente. Pode até ser assim que o cérebro abre espaço para novas memórias. Aqui estão alguns problemas comuns de memória e o que você pode fazer sobre eles.

Se você achar que não consegue se lembrar de novas informações, é mais provável que não esteja prestando atenção suficiente para processar e retê-las. Para que uma memória se forme, o cérebro deve coletar as informações e depois registrá-las, para que estejam disponíveis mais tarde. Se você não se lembra do nome de alguém em uma festa, por exemplo, pode ser porque você estava focado em outra coisa quando ouviu o nome dele pela primeira vez.

Não conseguir recuperar uma memória instantaneamente é comum e acontece com todos. Um pensamento ou memória semelhante pode vir até você. Mas, eventualmente, você se lembrará do que deseja.

Lembre-se de que a memória pode ser afetada por uma ampla variedade de fatores, desde falta de sono até sofrimento emocional ou até medicamentos. Além de abordar esses problemas, etapas simples podem ajudar a melhorar a retenção.

Ao ouvir novas informações, repita-as em voz alta e anote-as quando possível para reforçá-las. Tente associá-lo a algo familiar. Se é muito para lembrar de uma só vez, divida-o em pedaços menores que são mais fáceis de lembrar. Para as pessoas que são perpetuamente esquecidas, a chave é fazer listas. Não há nada errado em escrever suas tarefas diárias – desde que você se lembre de levar a lista com você e lê-la.

Fonte: Aug. 27, 2019 (HealthDay News)