Você realmente precisa caminhar 10.000 passos por dia?

Você realmente precisa caminhar 10.000 passos por dia?

Talvez não, diz nova pesquisa.

O estudo analisou quase 17.000 mulheres idosas – idade média de 72 anos. Constatou que as mulheres reduziram seu risco de morrer em 41% quando caminharam apenas 4.400 passos por dia, em comparação com as mulheres que só registraram 2.700 degraus. As mulheres tinham um benefício adicional de até 7.500 passos por dia, mas o risco de morrer se estabilizava.

“Nossa mensagem não é uma nova mensagem: a atividade física é boa para você. O que é novo e marcante é quão pouco você precisa fazer para fazer a diferença”, disse o principal autor do estudo, Dr. I-Min Lee. Ela é professora de medicina na Harvard Medical School e professora de epidemiologia na Escola de Saúde Pública de Harvard.

Lee disse que os pesquisadores não sabem se os mesmos benefícios seriam vistos em homens ou pessoas mais jovens. Mas ela disse que é claro que as pessoas se beneficiam da atividade física.O americano médio anda cerca de 4.000 ou 5.000 passos por dia, disse Lee.

Lee disse que os pesquisadores não têm certeza de onde essa meta diária de 10.000 passos veio. Eles suspeitam que foi de um pedômetro feito por uma empresa japonesa na década de 1960. O nome do dispositivo era Manpo-kei. Traduzido para o inglês, isso significa um medidor de 10.000 passos. Para ter uma idéia melhor de quanto atividade poderia fazer a diferença no tempo de vida, os pesquisadores analisaram um grande estudo sobre mulheres mais velhas. Todos usavam um dispositivo que media sua atividade por sete dias durante suas horas de vigília. O dispositivo contou as etapas e também mediu o ritmo de cada atividade.

Como o padrão-ouro para o número de passos não está claro, os pesquisadores dividiram as mulheres em quatro grupos com base no número médio de passos diários: 2.700, 4.400, 5.900 e 8.500.O tempo médio de acompanhamento do estudo foi de pouco mais de quatro anos. Durante esse tempo, 500 mulheres morreram.

O risco de morrer durante o acompanhamento caiu 46% para as mulheres no grupo de 5.900 passos em comparação com o grupo menos ativo.

O grupo mais ativo (8.500 passos diários) teve um risco 58% menor de morrer durante o acompanhamento. Mas o benefício pareceu culminar em cerca de 7.500 passos, disseram os pesquisadores.

Os pesquisadores também descobriram que a intensidade da atividade não fez uma diferença estatisticamente significativa.

“Você pode pisar rápido ou você pode andar devagar. Não importa”, disse Lee.

O estudo não analisou especificamente como a atividade física extra pode reduzir o risco de morte, uma vez que só encontrou uma associação, mas Lee disse que a atividade física diária pode melhorar a pressão arterial, o processamento de açúcar no sangue e os níveis de colesterol. Atividade física regular também tem sido associada a melhor raciocínio e habilidades de memória e melhor qualidade de vida. Apenas se movimentar é tão bom para sua saúde”, disse Lee.

Isso não significa que você tenha que ir ao ginásio. Ela sugeriu estacionar seu carro mais longe, pegando escadas, levantando-se e movendo-se durante intervalos comerciais na TV, brincando com seus netos ou passeando com um animal de estimação.

Dr. Traci Marquis-Eydman, professor associado de ciências médicas na Escola de Medicina da Universidade de Quinnipiac, em North Haven, Connecticut. informou: pelo menos neste subgrupo da população, você não precisa atingir esse número que parece esmagador. Também vimos que a intensidade não importava. Se você apenas se mantiver ativo, pode reduzir seu risco de mortalidade”, disse Marquis. Eydman disse. Ela acrescentou que seria útil ver essa pesquisa em diferentes faixas etárias e também em homens.

Marquis-Eydman disse que um objetivo é fácil de medir com um rastreador de atividade um contador de distâncias em seu smartphone. Ela disse que futuras versões das diretrizes de atividade física podem ter um objetivo diário em vez de minutos por dia.

Além disso, ela disse, os médicos poderiam escrever uma prescrição de atividade para adicionar 1.000 passos por dia a cada semana ou mês. “Passos são fáceis de mensurar”, disse ela.

O estudo foi publicado em 29 de maio no JAMA Internal Medicine.