Osteoporose: quando começar a fazer exames diagnósticos

Osteoporose: quando começar a fazer exames diagnósticos

A osteoporose é uma ameaça para muitas mulheres, especialmente após a menopausa. Mas a avaliação diagnóstica para a constatação que os ossos estão fracos e quebradiços pode começar muito cedo na vida.

Quando a densidade óssea diminui, mas ainda não está tão acentuada como nos casos de osteoporose, é denominada osteopenia e afeta mais de 33 milhões de americanos com mais de 50 anos, homens e mulheres, enquanto cerca de 10 milhões são portadores de osteoporose.

No entanto, o exame DEXA, um teste indolor utilizando raio X que mede a densidade óssea, não é recomendado para mulheres até os 65 anos, quando podem precisar de medicamentos para a elaboração de uma estrutura óssea mais resistente  a fim de evitar fraturas. Para os homens, a prevalência de osteoporose não aumenta com a idade até os 80 anos, mas, mesmo assim, não há diretrizes de diagnóstico Então, qual é a resposta?

Custo versus benefício é uma das razões pelas quais as seguradoras não cobrem universalmente o exame para mulheres com menos de 65 anos. Mas você pode ser candidato a realizar esses testes se eventualmente fraturar um osso depois dos 45 anos, perder altura, desenvolver uma postura curvada ou ter dores nas costas de forma súbita e inexplicável.

Se você é saudável, mas tem preocupações sobre a saúde óssea ou fatores de risco para osteoporose, você pode conversar com seu médico sobre exames.

Fatores que podem aumentar seu risco de fratura incluem sua altura e peso – mulheres muito magras correm maior risco. Não fazer exercício físico, fumar, beber álcool, história familiar de osteoporose ou ter um pai que fraturou o quadril, etc.. Ter uma doença ou tomar medicamentos associados a uma maior incidência de osteoporose também aumenta o risco de fraturas.

Previna-se

Para melhorar a saúde dos ossos, assegure-se de que sua dieta inclua boas fontes de alimentos ricos em cálcio, que você receba vitamina D suficiente através da luz solar ou de um suplemento, e que realize regularmente exercícios de sustentação de peso. Isso inclui atividades realizadas em pé, como caminhar, o que ajuda a desenvolver ossos. Limite o álcool a uma bebida por dia e não fume.