“Dr Google”: perguntas médicas mais comuns em 2018

“Dr Google”: perguntas médicas mais comuns em 2018

Goste ou não, os pacientes recorrem ao Google com todos os tipos de perguntas médicas imagináveis. Foram separadas as 10 perguntas mais frequentes durante 2018 nessa ferramenta de pesquisa, desde janeiro a dezembro de 2018.

Eis  as perguntas e suas respostas:

1) “O que  a dieta cetônica?”

A dieta cetônica é rica em gorduras, moderada em proteínas e muito pobre em carboidratos. A dieta contribui para a perda de peso, promovendo  um quadro de “cetose” no corpo da pessoa  através da  qual ele decompõe e armazena a gordura corporal em cetonas, que é utilizada  como energia.

No entanto, enquanto a dieta se tornou mais popular, os especialistas em nutrição não estão muito de acordo com essa dieta. No último ranking de Melhores Dietas do U.S. News & World Report, a dieta em questão pontuou mal, ficando nas últimas posições. A nutricionista Lisa Drayer, colaboradora  da CNN, caracterizou a dieta como “simplesmente não sustentável em longo prazo”. Ela acrescentou: “Não ensina como adquirir hábitos alimentares saudáveis”.

2) “O que é ALS?”

ALS é a abreviação de esclerose lateral amiotrófica (Amyotrophic Lateral Sclerosis) uma doença do sistema nervoso, progressiva que ataca as células nervosas do cérebro e da medula espinhal. O físico Stephen Hawking morreu de ALS em março passado. A ALS também é conhecida como doença de Lou Gehrig. O nome vem do jogador dos Yankees que se aposentou do beisebol devido à essa doença em 1939.

3) “O que é endometriose?”

Endometriose quando é uma doença caracterizada pelo crescimento de    tecido de dentro do útero para fora do mesmo. A CNN informa que 11% das mulheres dos EUA podem ter essa doença. A endometriose ganhou atenção quando a estrela da TV e produtora Lena Dunham, em fevereiro de 2018, falou sobre ter feito uma histerectomia para tratar a dor da endometriose.

4) “Quanto tempo a maconha permanece na sua urina?”

A Healthline oferece uma resposta em várias partes a essa pergunta altamente pesquisada no Google. O  tempo que a cannabis é detectável no corpo varia depender  de quanto e com que frequência a pessoa a utiliza. De acordo com a Healthline, a maconha é geralmente detectável no fluido corporal por 1 a 30 dias após o primeiro uso. No entanto, pode ser detectado por vários meses após o último uso entre usuários diários.

5 e 6) “Quanto tempo dura a gripe?  e “Quanto tempo é contagiosa?”

A quinta e sexta questões mais pesquisadas em 2018 são relacionadas à gripe, o que não é surpresa, já que a temporada de gripe foi particularmente severa (nos EUA).

Para a maioria das pessoas, o Center for Disease Control (CDC) refere  que a gripe descomplicada geralmente melhora  após três a sete dias. No entanto, tosse e mal-estar podem continuar por mais de duas semanas. O CDC diz que algumas pessoas – incluindo crianças menores de 5 anos, adultos idosos, mulheres grávidas, índios americanos e nativos do Alasca, e indivíduos em instituições de longa permanência – correm risco de desenvolver complicações graves relacionadas à gripe que exigem hospitalização.

Segundo a Mayo Clinic, a gripe é contagiosa provavelmente de cerca de um dia antes até cerca de cinco dias após o início dos sintomas. Pessoas com sistema imunológico debilitado  e crianças podem ser contagiosas por períodos ligeiramente mais longos.

7) “Quando ocorre o sangramento na implantação do óvulo?”

Sangramento de implantação ovular  refere-se a um leve sangramento vaginal quando um óvulo fertilizado adere ao revestimento interno do útero da mulher. Acontece em cerca de um quarto das gestações, de acordo com Sherry Ross no Providence Saint John’s Health Center.

A implantação de um óvulo fertilizado – e o sangramento relacionado – ocorre no final de um ciclo menstrual de 28 dias, entre os dias 24 e 26, disse Ross. Isso acontece de seis a 12 dias após a concepção, de acordo com a Healthline.

A hemorragia do implante geralmente não dura mais do que 24 a 48 horas, de acordo com Linda Burke-Galloway, médica e autora de “O Guia da Mãe Inteligente para uma Gravidez Melhor: Como minimizar os riscos, evitar complicações e ter um bebê saudável”.

8) “Por que estou sempre cansado?”

Claro, não há resposta universal para esta consulta, mas o WebMd oferece cinco explicações comuns para o cansaço, incluindo:

  1. Razões dietéticas, como cafeína e açúcar, bem como uma dieta desequilibrada;
  2. Não beber água suficiente;
  3. Simplesmente não obter as sete/ nove horas recomendadas de sono;
  4. Não fazer exercício suficiente; e
  5. Mecanismos deficientes para combater o  estresse.

9) “O que  é  azia?”

A Mayo Clinic descreve azia como “uma dor ardente na região anterior e baixa  do tórax, logo atrás do esterno”. Normalmente, a dor é pior após uma refeição, quando uma pessoa está deitada e à noite. “Deve-se procurar  ajuda imediata se se houver uma  dor forte no peito ou pressão, especialmente quando combinado com outros sinais e sintomas como dor no braço ou no maxilar ou dificuldade para respirar. A dor no peito pode ser um sintoma de um ataque cardíaco.”

10) “O que causa a pressão alta?”

A Mayo Clinic diz que não há uma causa única identificável para hipertensos primários, embora algumas pessoas possam ter hipertensão devido a uma condição médica subjacente ou medicação. Exemplos de tais condições médicas incluem: problemas renais e problemas de tireóide.

Os fatores de risco para hipertensão arterial incluem: idade avançada, histórico familiar, excesso de peso , não ser fisicamente ativo, consumo de tabaco, estresse e consumo excessivo de álcool.

Observação:

Em caso de dúvida, recomendamos sempre procurar o seu médico. Ninguém melhor do que um profissional médico para ajuda-lo com informações sobre sua saúde.

Fonte: Advisory Board