Feliz Ano Novo – 2019

Feliz Ano Novo – 2019

Uma mensagem do Dr. Elias Knobel para todos vocês:

Prezados amigos,

Tenho a sensação de que à medida que o tempo passa, a duração de cada ano tem sido menor e tudo  que vivenciamos acontece numa velocidade supersônica.

Estamos prestes a iniciar o ano de 2019 e como de praxe enviamos mensagens externando o desejo de paz, felicidade, prosperidade, saúde e vislumbrando um futuro com dias melhores.

Infelizmente, a cada ano que passa parece que estes objetivos ficam cada vez mais difíceis de serem alcançados. Por um lado, temos a consciência de que estamos vivendo com mais adversidades, porém, temos tido oportunidade de usufruir momentos bons ainda que entremeados de outros ruins. Mas estamos sobrevivendo, apesar de tudo.

Continuo perplexo com a “evolução” desse mundo que se diz civilizado. As imagens trazidas diariamente através da mídia são de catástrofes, de guerras, de pessoas morrendo de fome e de refugiados sem fim. E esses fatos representam apenas a ponta de um iceberg nesse mundo que já deveria ter florescido, tendo em vista os inúmeros progressos que a tecnologia e a ciência têm propiciado nesses últimos tempos.

No campo da medicina, posso afirmar com a vivência adquirida em mais de 50 anos de prática, atualmente conseguimos salvar mais vidas e curar mais efetivamente doenças que eram até há pouco tempo, incapacitantes e incuráveis. Mas um problema angustiante é constatar que essa grande aquisição científico-tecnológica não é disponível a todos seres humanos, que sofrem muito e tem a necessidade imperativa de receber algum suporte assistencial básico de saúde.

Sinto-me um privilegiado, pois presenciei e participei no desenvolvimento e na criação de consideráveis tecnologias que mudaram a história do cuidado de pacientes graves no Brasil. Por outro lado, tenho vivenciado e constatado que muitas pessoas desprovidas de assistência básica morrem de fome, desnutrição e de doenças que já pareciam estar extintas.

Angustia-me muito presenciar que alguns têm acesso a todo esse desenvolvimento e outros continuam com essa carência crônica. Sinto desconforto quando presencio instituições em nosso país que dispõe da mais moderna tecnologia do mundo ao passo que em outras existe falta de soros, esparadrapo e recursos mínimos e essenciais.

Não me sinto bem e fico até revoltado quando percebo o ressurgimento e a exacerbação do racismo, da descriminação, do antissemitismo e da falta de respeito com a opção que cada indivíduo pode escolher. É uma pena que tudo isso esteja acontecendo.

Somente a educação e o aperfeiçoamento da consciência de cada um de nós é que pode aliviar essas anormalidades e discrepâncias que parecem estar crescendo nesse mundo “ tão desenvolvido”.

De qualquer maneira, esse fim de ano nos permite desfrutar de momentos de congraçamento, festas, renovação de propósitos e votos de prosperidade.

Nesse momento nosso país passa por uma mudança e transformação que tem a obrigação de beneficiar esse povo tão sofrido independente da convicção política de cada habitante.

Assim, esperamos por dias melhores, com saúde, alegria, felicidade e progresso, em todos os sentidos.

Feliz Natal, feliz Chanuká, boas festas, bom ano e muita saúde para todos.

Elias Knobel e família.