Risco de ataque cardíaco é elevado no Natal e Ano Novo

Risco de ataque cardíaco é elevado no Natal e Ano Novo

Os pacientes podem perguntar a você sobre um estudo amplamente divulgado, sugerindo que o infarto do miocárdio (IM) têm maior probabilidade de ocorrer durante os feriados de Natal e Ano Novo. Os resultados aparecem na edição de Natal do BMJ.

Pesquisadores estudaram mais de 280.000 internações por infarto do miocárdio que ocorreram na Suécia entre 1998 e 2013. Eles constataram que o risco de IM foi significativamente maior na véspera de Natal, feriado de Natal, BoxingDay (26 de dezembro), Ano Novo e Midsummer(feriado sueco antes do solstício de verão) em relação aos períodos de controle 2 semanas antes e depois dos feriados. A véspera de Natal, em particular,apresentou o maior aumento de risco (taxa de incidência: 1,37). As férias da Páscoa não conferiram riscos semelhantes.

Uma análise de infartos de miocárdio na época de grandes eventos esportivos, incluindo campeonatos da Copado Mundo, não mostrou riscos elevados.

Os pesquisadores alertam:”Consistentemente, observamos um risco maior em pacientes idosos e com mais morbidades, sugerindo um papel de gatilhos externos em pacientes vulneráveis”.

Fonte: New Journal Watch por e-mail