Como manter a sua rotina de exercícios: conselhos para a terceira idade

Como manter a sua rotina de exercícios: conselhos para a terceira idade

Trabalhar em grupos com pessoas de idade semelhante motiva os adultos idosos a permanecer em uma rotina de exercícios, de acordo com um estudo publicado na revista HealthPsychology

Pesquisadores canadenses selecionaram  627 adultos, em sua maioria sedentários e com uma idade média de 72 anos, a uma das três classes de ginástica em grupo em locais da YMCA em Vancouver. Setenta e um por cento dos participantes eram mulheres. Os pesquisadores esperavam recrutar mais homens, mas não foram bem sucedidos em encontrar participantes masculinos suficientemente dispostos!

Um grupo consistia de homens e mulheres da mesma idade em uma classe liderada por um instrutor de idade similar que foi especialmente treinado para o estudo. Um segundo grupo relacionou  pessoas de idade semelhante, mas do mesmo sexo e um instrutor especialmente treinado de idade compatível. Um terceiro grupo promoveu uma aula típica da YMCA com uma mistura de adultos mais velhos e mais jovens, mas o instrutor não recebeu treinamento especializado. Todos participaram de  aulas com  intensidade moderada tendo a opção de frequentar três aulas por semana. Os dois grupos de idade similar também foram convidados a se socializarem durante o café com seus colegas após as aulas.

No final do estudo de duração de 24 semanas, os participantes do grupo de sexo misto e faixa etária semelhante compareceram em média de 34 turmas – cerca de três a mais do que o grupo do mesmo sexo, e nove a mais que o grupo de idade mista.

Os participantes dos grupos com idades semelhantes ficaram tão entusiasmados com as novas aulas de ginástica que solicitaram com sucesso que a YMCA continuasse a oferecer as aulas específicas por idade, mesmo após o término do estudo.

Dica: Se você não teve sucesso em manter um programa de exercícios por conta própria, considere participar  em aulas oferecidas numa academia do seu bairro ou região . Uma conexão social pode ser o que você precisa para mantê-lo motivado. Muitos centros comunitários locais e YMCAs oferecem aulas especialmente projetadas para adultos mais velhos.