Consumir álcool pode ser benéfico à saúde?

Consumir álcool pode ser benéfico à saúde?

Provavelmente, dependendo da existência de doenças na  população em questão.

Pesquisas epidemiológicas realizadas em nações desenvolvidas mostraram que o consumo moderado de álcool – 1 a 2 doses diárias em homens e 1 bebida diária em mulheres – confere benefícios gerais à saúde. Nestes estudos, o consumo da bebida é considerado como a ingestão de 10g de álcool etílico puro.

No estudo Global Burden of Diseases, os dados foram coletados em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Pesquisadores relatam que a mortalidade por todas as causas e por câncer aumenta linearmente com o uso de álcool, não havendo efeito protetor do consumo moderado. No entanto foi observado certo efeito protetor da ingestão moderada de álcool na doença cardíaca isquêmica.

Fonte: Journal Watch – NEJM

 

Nossos Comentários:

Deve ser sempre considerado os benefícios da ingestão de algum tipo de alimento ou bebida em relação às doenças cardiocirculatórias.

No entanto em relação a bebidas alcóolicas, deve-se ter um extremo cuidado nessa recomendação, pois nunca teremos a certeza se as pessoas terão o discernimento para ingerir uma quantidade moderada. O que se observa é que frequentemente muitas pessoas extrapolam e passam a ingerir quantidades maiores o que trás como consequência efeitos deletérios para o organismo.