Novas recomendações sobre atividade física: “mexa-se”

Novas recomendações sobre atividade física: “mexa-se”

Recentemente a American Heart Association (AHA) atualizou as diretrizes de atividade física apresentadas em 2008 e estabeleceram alguns novos conceitos que passamos a relacionar.

  • Talvez a mensagem mais importante seja a de que até mesmo pequenas quantidades de atividade física, mesmo que seja moderada ou vigorosa, têm inúmeros benefícios à saúde.
  • As evidências demonstram que os adultos têm os maiores benefícios com a atividade física realizando regularmente:
    • Exercícios de intensidade moderada: 150 a 300 minutos por semana.
    • Exercícios de intensidade vigorosa: 75 a 150 minutos por semana.
  • Diretrizes anteriores sugeriam que rápidos exercícios de pelo menos 10 minutos de duração eram necessários, mas a diretriz atual sugere que não há limite e que mesmo os de curta duração como caminhar e subir um lance de escadas são benéficos.
  • Não existe necessidade de grande quantidade de tempo de exercício nem esquemas complexos para serem mais saudáveis: QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA É MELHOR QUE NENHUMA.
  • Realizar todas as atividades em um ou dois dias por semana tem equivalência para a saúde como os benefícios obtidos por meio de atividades realizadas em três ou mais dias por semana.
  • Apenas uma única sessão de exercício pode reduzir agudamente a pressão arterial nos hipertensos, assim como os níveis de triglicérides.
  • Não é necessário “entrar em forma” para se beneficiar do esforço físico, porém isso acaba acontecendo à medida que as pessoas se exercitam mais.
  • Exercícios de equilíbrio e atividades de fortalecimento aeróbico e muscular são recomendados para idosos.
  • O exercício físico na terceira idade associado a um suporte nutricional adequado talvez seja um dos maiores segredos para uma longevidade saudável e com poucas morbidades.
  • Todos irão se beneficiar movimentando-se mais e ficando menos tempo sentados.

 

Fonte: Physical Activity Guidelines for Americans 2nd edition em:

https://health.gov/paguidelines/second-edition/pdf/Physical_Activity_Guidelines_2nd_edition.pdf

U.S. Department of Health and Human Services. Physical Activity Guidelines for Americans, 2nd edition. Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Services; 2018.