A dificuldade de deglutir na terceira idade

A dificuldade de deglutir na terceira idade

Procure entender porque problemas da deglutição começam a aparecer quando envelhecemos

A perda de massa muscular e sua função na região da garganta ajudam a explicar por que 15% dos idosos têm dificuldade em engolir (disfagia), segundo um estudo publicado.

“A disfagia tem sérias consequências para a saúde e qualidade de vida”, disse a autora do estudo, Sonja Molfenter. Ela é professora assistente de ciências da comunicação e distúrbios na New York University, em New York.

“Esta pesquisa estabelece a necessidade de realizar programas de exercícios especificamente voltados para os músculos da garganta para adultos mais velhos, assim como já são feitos exercícios para os músculos dos braços, das pernas e outras partes do corpo humano”, disse Molfenter em um comunicado à universidade.

Problemas de deglutição também podem levar a problemas de saúde como desnutrição, desidratação e pneumonia de repetição causados pela aspiração de alimentos e líquidos que podem ser direcionados para os pulmões, em vez de seguir o caminho natural, o esôfago, a partir da faringe (garganta)

A pesquisa também mostrou que quando os pacientes com disfagia são admitidos no hospital, representam em média 40% mais do que aqueles sem disfagia. Isso soma um custo estimado de US $ 547 milhões por ano nos EUA, disseram os autores do estudo.

A disfagia em idosos é preocupante, já que a proporção de idosos nos Estados Unidos deve chegar a 20% até 2030, segundo os pesquisadores.

Os resultados foram publicados recentemente na revista Dysphagia.

 

Nota: esse assunto é muito importante, pois cada vez mais diagnosticamos pacientes com aspiração de alimentos, havendo como consequência infecções pulmonares severas (e de repetição). Devemos sempre suspeitar que existe aspiração de alimentos, quando o paciente (em geral idoso) ao ingerir algum tipo de alimento (principalmente líquidos) apresenta episódios de tosse em seguida.

 

Fonte: Medicine Net

https://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=213996&ecd=mnl_sen_080718