Tomar café faz mal para o coração?

Tomar café faz mal para o coração?

Em circunstâncias normais, o coração bate de 60 a 100 vezes por minuto, em decorrência de um controle elétrico intrínseco que mantêm o ritmo estável. Mas às vezes o coração bate de forma anormal – seja rápido demais, lento demais ou de maneira errática. Essas anormalidades, chamadas arritmias, podem causar sintomas que causam insegurança às pessoas.

Na pior das hipóteses, eles podem desencadear até  uma parada cardíaca que é  potencialmente fatal De acordo com uma recente pesquisa no JACC: Clinical Electrophysiology, a maioria das pessoas com ritmos cardíacos anormais (fibrilação atrial ou arritmias ventriculares) pode consumir com segurança café e outras bebidas cafeinadas desde que seja com moderação, apesar da preocupação comum de que a cafeína pode desencadear arritmias.

Depois de avaliar 19 estudos realizados sobre o tema, os pesquisadores concluíram que: “Embora não haja um limiar claramente definido para o mal causado pela  cafeína, uma ingestão regular de até 300 miligramas por dia [a quantidade de aproximadamente   três xícaras de café] parece ser segura e pode até ter um efeito protetor contra distúrbios do ritmo cardíaco.” No entanto, os estudiosos afirmaram que pode haver diferenças individuais nas reações à cafeína, e que se alguém descobrir que as arritmias ocorrem após o consumo de cafeína, deve evitar  e até abolir o seu o consumo.

Nota: muito importante nesses caso , assim como em outras situações em medicina, analisar cada caso individualmente , e não adotar protocolos de conduta como se todos fossem iguais.

Fonte: Health and Wellness Alerts – UC Berkeley School of Public Health.

https://www.healthandwellnessalerts.berkeley.edu/alerts/heart_health/Is-it-Safe-to-Drink-Coffee-When-You-Have-Atrial-Fibrillation_8172-1.html