Consumir ovos é bom para sua saúde, ou não?!

Consumir ovos é bom para sua saúde, ou não?!

O consumo de ovos no café da manhã é muito comum, mas muitas pessoas podem estar se perguntando se esse hábito é saudável.

Com apenas 78 calorias cada, os ovos são uma fonte eficiente e rica de proteínas e vitaminas. Um ovo grande contém cerca de 6 gramas de proteína. Os ovos também são uma boa fonte de outros nutrientes, incluindo a vitamina D (que é importante para os ossos e o sistema imunológico) e a colina (que ajuda no metabolismo e na função hepática, bem como no desenvolvimento do cérebro fetal).

As gemas também podem ser boas para os olhos; são fontes significativas de luteína e zeaxantina, que ajudam a reduzir o risco de catarata e degeneração macular, a principal causa de cegueira em pessoas com 55 anos ou mais.

Mas as gemas também são conhecidas por conter colesterol. Um ovo grande típico contém 186 mg de colesterol, mais da metade da quantidade recomendada anteriormente para consumo diário antes que as diretrizes federais de dieta reduzissem a meta numérica em 2015, citando a falta de evidência científica para um limite específico.

 

O lado bom de comer ovos?

“Provavelmente estamos atualmente incluindo mais os ovos dentro de um padrão alimentar saudável para o coração do que fazíamos há 20 anos, com a ressalva de que é uma fonte de colesterol dietético”, disse Jo Ann Carson, professora de nutrição da UT Southwestern Medical Center em Dallas. “Comer um ovo por dia como parte de uma dieta saudável para indivíduos saudáveis ​​é considerado razoável.”

Um estudo publicado em maio na revista Heart revelou que um ovo por dia pode ser benéfico e reduzir o numero de visitas ao médico.

Pesquisadores estudaram quase meio milhão de adultos chineses ao longo de nove anos e constataram que a prática de consumir até um ovo por dia levou a um menor risco de doença cardíaca e AVC. Especialistas apontaram, no entanto, que os participantes desse estudo não estavam ingerindo uma dieta ocidental.

Outro estudo de maio, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, revelou que comer pelo menos 12 ovos por semana durante três meses não aumentou os fatores de risco cardiovascular para pessoas com pré-diabetes e diabetes tipo 2. Esse resultado considerou o uso de uma dieta saudável prescrita para ajudar os participantes do estudo a perder peso.

 

Devemos, e como, ingerir ovos?

Segundo Carson, é muito importante que as pessoas conheçam seus fatores de risco cardiovascular. Em geral, as pessoas com risco de doença cardíaca, que têm diabetes ou que tiveram um ataque cardíaco devem prestar muita atenção à quantidade de colesterol em sua dieta, disse Carson.

Mas isso não quer dizer que o colesterol faça dos ovos uma escolha prejudicial à saúde. Carson salientou que, se a dieta de uma pessoa contém outros alimentos com pouco colesterol, os ovos podem ser considerados menos perigosos.

“Para alguém que decidiu se tornar vegetariano e não está comendo carne vermelha, talvez a única fonte de colesterol seja em um ovo”, disse ela. “Essas pessoas poderiam incluir mais ovos em sua dieta.”

Os ovos devem ser refrigerados e devem ser cozidos completamente, porque há um risco aumentado de salmonela com ovos crus. Maneiras comuns de cozinhar ovos incluem fervidos rmexidos, ou fritos.

A American Heart Association sugere um ovo (ou claras de dois ovos ) por dia para as pessoas que os consomem, como parte de uma dieta saudável.

As claras de ovos fornecem muita proteína sem o colesterol da gema. Carson lembrou ter feito ovos mexidos com baixo teor de colesterol para seus filhos, combinando uma gema com duas claras de ovo.

“Há outras coisas boas na gema que você vai perder se você não a utilizar “, disse a autora.

Para pessoas que gostam de ovos fritos, Carson recomenda o uso de óleo vegetal não tropical, como milho, canola ou azeite de oliva: “Certamente, não adicionar gordura animal seria muito benéfico. Se você vai usar gordura em sua comida, use um óleo saudável para o coração, em vez de manteiga ou gordura de bacon, que deve ser evitado” disse Carson.

 

Fonte: Heart.Org

https://www.heart.org/en/news/2018/08/16/are-eggs-good-for-you-or-not