Os benefícios da sauna para sua saúde

Os benefícios da sauna para sua saúde

Uma nova pesquisa trouxe boas notícias para aqueles que apreciam uma sessão de sauna: Estudos sugerem que o hábito de relaxar pode também ser muito saudável.

Um artigo publicado na Mayo Clinic Proceedings acumulou dados de uma pesquisa finlandesa sobre banho de sauna, durante um  tempo relativo em saunas secas aquecidas entre 80º a 100º C, intercaladas com períodos de resfriamento. Os resultados foram coletados entre mais de 70 estudos publicados, em fevereiro de 2018.

De uma maneira geral, a pesquisa sugere que o banho de sauna, sendo uma atividade realizada por prazer, bem-estar e relaxamento, está relacionada a uma grande lista de benefícios à saúde, segundo concluíram os autores”.

Conheça alguns benefícios dos banhos de sauna:

Melhora da  saúde vascular

Pesquisadores sugerem que saunas podem melhorar a saúde vascular de diversas maneiras como diminuição da pressão arterial e fatores de risco para hipertensão, redução de probabilidade de banhistas desenvolverem alguma doença fatal do coração, acidente vascular cerebral e declínio neurológico.

Alguns estudos incluídos na revisão não levaram em conta fatores como causalidade reversa – a noção de que pessoas mais saudáveis podem ter maior probabilidade de usar saunas, em oposição a hipótese de que as saunas tornam as pessoas mais saudáveis – mas recentes estudos sugeriram que passar certo tempo na sauna pode afetar diretamente sua pressão arterial, funções vasculares, estresse por oxidação, níveis de inflamação, etc… de acordo com o artigo.

De fato, alguns pesquisadores fizeram comparações entre o benefício proposto pelo banho de sauna e exercícios de intensidade moderada a alta, chegando a essa conclusão.

 

Melhora da  função respiratória

Banho de sauna mostrou aprimorar a capacidade dos pulmões e suas funções, resultando em uma potencial melhora na respiração para pessoas com doenças respiratórias como asma e bronquite, de acordo com o artigo.

Usar a sauna regularmente pode também evitar resfriados e gripes e um menor risco de pneumonia, segundo esse estudo, sugerindo que o banho de sauna pode melhorar a resposta imunológica do organismo

 

Diminuição de  dores

A pesquisa demonstrou que pessoas que sofrem de problemas musculoesqueléticos como osteoartrose, artrite reumática e fibromialgia, reportaram menos desconforto após passarem algum tempo na sauna.

Quando intercalado com períodos de resfriamento, o uso de sauna também melhorou a resposta analgésica do corpo. Resultados similares foram observados por pacientes que sofrem de dor de cabeça crônica.

 

Melhora do humor

As saunas tem sido utilizadas para reduzir o estresse, mas pesquisas mostrando como ela pode afetar a saúde mental ainda são escassas. De qualquer forma, os pesquisadores notaram que o tempo permanecido em sauna pode melhorar a produção de hormônios do bem-estar, como endorfinas, possivelmente levando ao alívio do estresse e melhora do humor.

Terapia térmica em geral, não especificamente nas saunas finlandesas, tem sido relacionada com redução de risco de depressão, de acordo com esse estudo.

 

Fonte: Time

http://time.com/5354994/saunas-health-benefits/