Casamento é um bom remédio para o coração

Casamento é um bom remédio para o coração

Entre os benefícios que o casamento pode trazer à saúde estão a proteção contra doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), segundo sugere novo estudo.

Pesquisadores analisaram dados de 34 estudos previamente publicados entre os anos de 1963 a 2015, que incluíram mais de 2 milhões de pessoas com idades entre 42 a 77 anos em diversos países: Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e Escandinávia.

Os pesquisadores constataram que, comparados com pessoas casadas, aqueles que nunca foram casados, divorciados ou viúvos tinham um risco 42% maior de doença cardiovascular, um risco 16% maior de doença coronariana, um risco 42% maior de morte por doença coronariana e um risco 55% maior de morte por acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores britânicos também constataram que, entre homens e mulheres, o divórcio estava associado a um risco 35% maior de doenças cardíacas e que os viúvos tinham 16% mais chances de sofrer um derrame.

Não houve diferença no risco de morte após um AVC entre pessoas casadas e solteiras, mas aqueles que nunca se casaram tinham 42% mais chances de morrer depois de um ataque cardíaco comparado com aqueles que eram casados, segundo demonstraram os resultados.

Os pesquisadores relataram que suas descobertas sugerem que o estado civil pode ser um fator de risco independente para doenças cardíacas e AVC, e para a probabilidade de morte por essas condições. O estudo não comprovou que o casamento causou queda nas taxas de riscos cardíacos.

Os resultados foram publicados on-line dia 18 de junho na revista Heart.

“Pesquisas futuras devem focar se o estado civil é um marcador substituto para outros comportamentos adversos de saúde ou perfis de risco cardiovascular que fundamentam nossas descobertas relatadas ou se o estado civil deve ser considerado como um fator de risco por si só”, disse a equipe liderada por Mamas Mamas, professor da Keele University in Stoke situada em Trent, de acordo com um comunicado de imprensa.

Há várias teorias sobre por que o casamento pode beneficiar a saúde das pessoas. Eles incluem:

  • detecção precoce e tratamento de problemas de saúde;
  • melhor adesão aos regimes de medicação;
  • maior segurança financeira;
  • maior bem-estar; 
  • e maiores redes de amizade.

————

Fontes: HeathDay News – Revista Heart, news release, 18 de Junho de 2018

https://consumer.healthday.com/public-health-information-30/marriage-health-news-462/marriage-is-good-medicine-for-the-heart-734913.html