Como medir corretamente a sua pressão arterial

Como medir corretamente a sua pressão arterial

Nos últimos anos, os critérios de normalidade da pressão arterial tornaram-se mais rigorosos. O conceito geral é de que a pressão ideal deve estar em torno de 120 x 80 mmHg. Porém, um dos aspectos mais importantes no tratamento da hipertensão arterial leva em conta que essa medida seja um dado correto e confiável.

É a partir dessa medida que uma pessoa poderá ser considerada portadora de hipertensão arterial ou não.  Quando se define que essa pessoa é portadora de hipertensão arterial na maioria das vezes ela terá que ser tratada a longo prazo. E esse tratamento frequentemente inclui a administração de medicamentos.

Quando medimos a pressão arterial de uma pessoa, não basta colocar no braço o aparelho que faz essa aferição, chamado esfigmomanômetro, e simplesmente ler o número encontrado e considera-lo como sinônimo da verdade. Existem basicamente algumas medidas que devem ser feitas para chegar a um número confiável.

Em primeiro lugar o paciente deve estar em um lugar calmo e tranquilo. Deve-se restringir as conversas toda vez que se mede a pressão sanguínea. Falar enquanto o manguito está ligado, bem como cruzar as pernas se a bexiga estiver cheia, pode alterar a leitura da pressão arterial.

As medições da pressão arterial obtidas em consultório podem não traduzir a realidade do dia a dia, visto que é um ambiente geralmente estranho ao paciente e que pode dessa maneira interferir nessas medidas. O controle da pressão arterial no domicílio do paciente pode traduzir a realidade de uma forma mais efetiva.

A American Heart Association (AHA) chama atenção para sete fatores comuns que podem alterar a leitura da pressão arterial. Como por exemplo:

  • Estar com a bexiga cheia pode adicionar 10 a 15 pontos a uma leitura da pressão arterial. Deve-se sempre recomendar ao paciente a urinar antes de fazer a leitura.
  • Não se deve apoiar os pés ou o corpo para trás enquanto estiver sentado pois isso pode elevar a leitura da pressão arterial em 6 a 10 pontos. Deve-se sentar em uma cadeira com as costas apoiadas e os pés apoiados no chão ou em um banquinho.
  • Cruzar as pernas pode adicionar de 2 a 8 pontos à sua leitura.
  • Se o braço do paciente estiver pendente ou sem apoio enquanto se obtém uma leitura, os números de pressão sanguínea podem ser 10 pontos mais altos do que o número real. O braço deve estar em uma cadeira ou balcão para que o manguito de pressão esteja nivelado com o coração.
  • Manter o manguito colocado sobre a roupa pode adicionar 5 a 50 pontos à sua leitura. O manguito deve envolver diretamente o braço sem nenhuma vestimenta.
  • Cerrar o punho pode adicionar 2 a 10 pontos a uma leitura.
  • Falar enquanto está sendo medida a pressão pode adicionar 10 pontos à leitura. Deve-se permanecer imóvel e em silêncio enquanto a pressão arterial é obtida.

É importante ressaltar que a pressão arterial não é um número fixo. Durante o dia temos variações fisiológicas da pressão arterial e ela é diferente quando uma pessoa está calma ou nervosa, em repouso ou fazendo exercício, acordada ou dormindo etc.

Muitas vezes pode acontecer uma pequena diferença entre a medida no braço direito quando comparada ao braço esquerdo, e vice-versa.

Esses detalhes todos devem ser observados e o paciente deve ser instruído pelo seu médico sobre esses aspectos.

Ninguém melhor do que o seu médico para orientar e controlar a sua pressão arterial.

Não podemos esquecer que a hipertensão arterial é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiocirculatórias, tais como: infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Cuide de sua pressão e faça a sua medida periodicamente.

Elias Knobel

Veja também: Heath Days
https://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=212340&ecd=mnl_spc_051418