5 mudanças de estilo que podem aumentar em 10 anos sua expectativa de vida

5 mudanças de estilo que podem aumentar em 10 anos sua expectativa de vida

De acordo com um estudo na revista Circulation, adultos de meia-idade que adotaram cinco estilos de vida mais saudáveis podem viver mais de uma década além do que adultos menos saudáveis.

Usando dados do Nurses Health Study e Health Professionals Follow-up Study, os pesquisadores examinaram associações entre cinco fatores de estilo de vida de baixo risco e mortalidade ao longo de cerca de 30 anos de follow-up. Os fatores do estilo de vida foram: dieta saudável, nunca fumar, atividade física moderada a vigorosa (pelo menos 30 min/dia), consumo moderado de álcool e índice de massa corporal adequada.

Os pesquisadores constataram que cada fator de baixo risco estava associado a riscos significativamente reduzidos de mortalidade por todas as causas, câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, em comparação com participantes que não preencheram os critérios para qualquer fator de baixo risco, aqueles que obedeceram os critérios para todos os cinco tiveram um risco de mortalidade geral reduzido em 74%.

Os pesquisadores estimaram que a expectativa de vida média aos 50 anos era 14 anos mais longa para as mulheres com todos os cinco fatores de baixo risco (chegando aos 93 anos) em relação às mulheres sem fatores de baixo risco. Entre os homens, todos os cinco fatores ampliaram a expectativa de vida em 12 anos (chegando aos 88 anos).

Esse estudo é mais um que demonstra a importância de adotarmos estilos de vida mais saudáveis já comprovados por inúmeros estudos científicos.

Fonte: Journal Watch
https://www.jwatch.org/FW114116?query=pfw&jwd=000012435246&jspc=CD