Para idosos, até o exercício mais leve ajuda na saúde.

Para idosos, até o exercício mais leve ajuda na saúde.

Apenas alguns minutos de exercício por dia – até os mais leves – pode reduzir o risco de morte precoce em idosos do sexo masculino,segundo um novo estudo britânico.

Cada 30 minutos adicionais diários de atividade leve – como jardinagem amadora ou caminhar com o cachorro – foi associado a uma redução de 17% no risco de morte, disseram a Dra. Barba Jefferis da University College of London, e colegas.

30 minutos adicionais ao dia de moderada a vigorosa atividade está associada a 33% de redução no risco de morte, concluíram os pesquisadores.

As descobertas foram publicadas online no British Journal of Sport Medicine em fevereiro de 2018.

Os resultados “sugerem que toda atividade, ainda que modesta, é benéfica” os pesquisadores relataram nessa publicação no jornal. “Revelou-se que atividades físicas de baixa intensidade são associadas a menor risco de mortalidade e é especialmente importante entre homens idosos, nos quais a maioria de suas atividades físicas diárias é composta de exercícios de leve intensidade.”

Atualmente as diretrizes consideram pelo menos 150 minutos por semana de moderada a vigorosa atividade física em períodos (turnos) de pelo menos 10 minutos. Mas não é fácil para que idosos adultos sigam essa programação, disseram os pesquisadores.

O estudo incluiu cerca de 1200 homens, com idade média de 78 anos, cujos níveis de atividade foram monitorados em uma média de 5 anos. Durante esse tempo, 194 faleceram.

Não houve evidências de que atividade física, moderada a vigorosa por 10 minutos foram mais benéficas do que atividades mais curtas. Sessões de 10 minutos ou maiores foram associadas a redução de 42% no risco de morte, enquanto as menores foram associadas com redução de 41% de risco.

Os pesquisadores também concluíram que dois terços dos homens idosos realizaram suas atividades semanais recomendadas através de sessões menores. Apenas 16% realizaram sessões de 10 minutos ou mais prolongadas
“O padrão de acúmulo de atividade física não pareceu alterar as associações com mortalidade, sugerindo que seria mais benéfico encorajar homens idosos a serem mais ativos independente de turnos de exercícios”, concluíram.os pesquisadores

Fonte: HeathDay – MedicineNet
https://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=210311&ecd=mnl_sen_022218#