Cãibra Muscular: alguns fatos comuns

Cãibra Muscular: alguns fatos comuns

Embora algumas cãibras musculares possam ser inofensivas e de causa desconhecida, outras podem estar relacionadas a condições médicas subjacentes.

Conheça 12 fatos sobre cãibra muscular:

  1. Cãibras são contrações involuntárias de um músculo.
  2. Pode ocorrer em qualquer músculo, parte ou todo, ou ainda diversos músculos de uma única vez. Os locais mais comuns para uma cãibra muscular são as pernas e os pés.
  3. Podem durar de alguns segundos à meia hora e não é incomum que ela volte a ocorrer múltiplas vezes no mesmo local.
  4. Segundo dados, 95% das pessoas já tiveram cãibras e aqueles que nunca tiveram , irão experimentar essas contrações em algum momento de sua vida.
  5. São mais comuns em adultos e aumentam conforme o envelhecimento, porém, crianças também podem sofrer com cãibras musculares.
  6. Cãibras musculares podem ocorrer a qualquer momento: durante exercícios ou em repouso à noite, dependendo da sua causa.
  7. Há uma variedade de tipos e causas de cãibras musculares. As cãibras do músculo esquelético podem ser categorizadas em quatro tipos principais: cãibras “verdadeiras”, tetania, contraturas e cãibras distónicas. São categorizadas de acordo com suas diferentes causas e os grupos musculares que elas afetam.
  8. Entre as causas mais comuns para cãibras estão: Desidratação, injúria do músculo, fadiga muscular ou estresse do músculo, condições médicas tal como: diabetes, compressão de nervo, uso de diuréticos,doenças neurológicas, alcoolismo e deficiência de potássio, cálcio ou magnésio.
  9. Dados apontam que 10% dos pacientes em tratamento do mal de Parkinson com tasmar/tolcapone queixam-se de cãibras. Outros medicamentos para tratamento de pressão alta, asma, colesterol ( uso de estatinas) e de distúrbios como depressão e ansiedade podem causar cãibras musculares.
  10. A maioria das cãibras musculares pode ser interrompida se houver possibilidade de estirar/alongar o músculo comprometido . Fazer alongamentos com frequência diminui o risco de cãibras musculares.
  11. Entre as formas de evitar cãibras musculares estão: alongamento da musculatura, ingestão de líquido de forma adequada, dieta equilibrada e medidas de precaução e segurança em exercícios e fatores ergonômicos.
  12. Em casos específicos, como em idosos, repor a Vitamina D pode ser necessário para diminuir as cãibras musculares.

 

Fonte: Medicine Net

http://www.medicinenet.com/muscle_cramps/article.htm?ecd=mnl_spc_082117

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