Tem um minuto? Então faça um exercício!

Tem um minuto? Então faça um exercício!

Sedentários, vocês não têm mais desculpas!

Uma nova pesquisa realizada no Canadá demonstra que apenas um minuto de exercício de alta intensidade pode melhorar a sua saúde, tanto quanto 45 minutos de um treino moderado. Isso significa que você não pode mais dizer que não tem tempo suficiente para entrar em forma.

“A maioria das pessoas citam ‘falta de tempo’ como a principal razão para não ser ativo”, disse o autor do estudo, Martin Gibala, professor de cinesiologia na McMaster University em Hamilton, Ontário. “Nosso estudo mostra que uma abordagem baseada em pausas intercaladas com exercícios intensos pode ser mais eficiente – você pode obter benefícios de saúde e boa-forma comparáveis à abordagem tradicional, em menos tempo.”

O estudo incluiu 27 homens sedentários que foram aleatoriamente escolhidos para fazer exercícios intensos ou moderados três vezes por semana durante 12 semanas, e comparados a um grupo controle que não se exercitou.

O exercício intenso foi chamado de “sprint interval training” (algo como treinamento de intervalos e velocidade intensos), que envolveu três intervalos de 20 segundos “com toda intensidade e velocidade” de exercício em bicicletas. Também incluiu um aquecimento de dois minutos, três minutos de arrefecimento, e dois minutos de exercícios com bicicleta estacionária fácil para a recuperação entre os intervalos com exercícios intensos. Tempo total: 10 minutos por treino.

Os homens que foram designados ao grupo de treino moderado fizeram 45 minutos de ciclismo contínuo a um ritmo moderado, acrescido do mesmo tempo de aquecimento e resfriamento, como os do grupo de intervalo de exercício intenso.

Após 12 semanas, ambos os grupos de exercício tiveram medidas similares de aptidão do coração / pulmão e sensibilidade à insulina, uma medida para avaliar como o corpo regula o açúcar no sangue.

O treinamento baseado em intervalos “é uma estratégia de treino de tempo muito eficiente. Exercícios de curta duração, porém intensos são muito eficazes”, Gibala disse em uma nota de imprensa na universidade.

“Os princípios básicos se aplicam a muitas formas de exercício. Subir alguns lances de escada na hora de almoço pode propiciar um treino rápido e eficaz. Os benefícios para a saúde são significativos”, acrescentou.

Os resultados do estudo foram publicados on-line 27 de abril na revista PLoS One.

 

Fonte: HeathDay / Medicine Net.

http://www.medicinenet.com/script/main/art.asp?articlekey=195288&ecd=mnl_week_042916