Dietas com restrição de sal – sódio

Dietas com restrição de sal – sódio

  • O sódio é um mineral usado no corpo para manter adequado balanço de fluidos corpóreos e controle da pressão arterial.
  • Algumas patologias requerem uma restrição de sódio na alimentar para evitar ou minimizar complicações.
  • Se você necessita desse controle, seguem algumas dicas para ajudá-lo a manter uma menor ingestão de sódio na sua alimentação.

 

Onde está o sódio?

Geralmente somente uma pequena quantidade de sódio está presente naturalmente nos alimentos. A maior parte do sódio que nós comemos é acrescentada durante o processamento e preparo dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente contém grandes quantidades de sódio. É importante limitar a quantidade de sal de cozinha na sua alimentação assim como o controle no consumo de alimentos ricos em sódio. Portanto leia o rótulo dos alimentos para se informar se houve ou não acréscimo de sal nos mesmos.

 

Alimentos ricos em sódio que deverão ser evitados:

Alimentos enlatados e embutidos: salsicha, presunto, salaminho, mortadela, hambúrguer industrializado, lingüiças, patês industrializados, sardinha, atum, carnes salgadas ou defumadas, charque, picles, azeitonas, palmito, etc.

Queijos amarelos e curados como: parmesão, provolone, prato, queijos cremosos, brie, etc.

Salgadinhos de pacote

Condimentos e molhos: shoyo, molho inglês, maionese, missô, amaciante de carnes, molhos de tomate e para carnes prontos, glutamato monossódico, condimentos em pó em cubos (caldo de legumes, carne, galinha, etc.).

Sopas prontas (liofilizadas que contenham sal).

 

Dicas para reduzir a quantidade de sal e sódio na sua alimentação:

  1. Use produtos sem adição de sal e com baixo teor de sódio
  2. Prefira alimentos frescos e congelados sem sal aos enlatados
  3. Utilize carnes frescas, aves e peixes frescos a defumados e embutidos
  4. Prefira pães sem adição de sal
  5. Utilize ervas aromáticas e especiarias para realçar o sabor e aroma de suas receitas, substituindo assim o sal de cozinha
  6. Cozinhe arroz, cereais e massas sem sal
  7. Lave os alimentos enlatados para remover um pouco do sal.

Se você necessita de controle de sódio na sua alimentação, siga as orientações abaixo quando for comer fora de casa:

  • Pergunte como os alimentos são preparados, se utilizam ingredientes que contenham sal. Solicite que seu prato sem preparado sem adição de sal ou de condimentos que contenham sódio. A maioria dos restaurantes tem como atender a estes pedidos, ou se preferir ligue no restaurante antes de sair de casa e se informe se eles fazem este tipo de modificações nos pratos.
  • Saiba os termos que indicam que a preparação contém maior quantidade de sal, por exemplo: com picles, com molho de soja, com molho mostarda, gratinado, curado, caldos, consomês.
  • Evite “fast food”.

 

Este material tem propósito informativo e não dispensa a necessidade de consulta a profissional qualificado e habilitado.